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Vale-pedágio obrigatório será emitido apenas no formato digital a partir de 1º de janeiro de 2025

Foto do escritor: Rodovias do TietêRodovias do Tietê

O sistema de pagamento antecipado de pedágios deixará de ser oferecido em meios físicos, como cartões

Legenda da imagem: Nova regra passa a valer para caminhões

Crédito da imagem: Divulgação/Rodovias do Tietê

 

A partir do dia 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio Obrigatório deixará de ser emitido em formatos físicos, como cupons ou cartões, e passará a ser disponibilizado exclusivamente por meio de tags eletrônicas. A mudança, determinada pela Resolução nº 6024/23 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem como objetivo padronizar o sistema de cobrança de pedágio em todas as rodovias do país.

 

A medida busca aumentar a eficiência e a segurança no transporte rodoviário de cargas, reduzir o tempo das viagens e promover a adesão às novas tecnologias, como o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico). Além disso, a transição para as tags eletrônicas proporciona benefícios como a economia de combustível, a redução na emissão de poluentes e maior previsibilidade logística para transportadores e embarcadores.

 

Para reforçar a comunicação sobre o assunto para os motoristas profissionais e embarcadores, a Concessionária Rodovias do Tietê divulgará informações em suas redes sociais e painéis de mensagem variável.

 

Importante: Motoristas que ainda tiverem saldo em cartões ou vale-pedágios emitidos até 31 de dezembro de 2024 poderão utilizá-los normalmente até o dia 31 de janeiro de 2025.

 

O que é o vale-pedágio?

O Vale-Pedágio é um benefício obrigatório fornecido antecipadamente pela transportadora ou embarcador ao motorista, garantindo o pagamento das tarifas de pedágio sem que ele precise arcar com o valor do próprio bolso.

 

Concessionária Rodovias do Tietê | Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo

A Rodovias do Tietê integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sendo responsável pela operação e manutenção de 415 quilômetros de rodovias, incluindo a Rodovia Marechal Rondon (SP-300), a Rodovia Professor João Hipólito Martins (SP-209), a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), a Rodovia Bento Antônio de Morais (SP-101), a Rodovia Dr. João José Rodrigues (SP-113), a Rodovia Comendador Mário Dedini (SP-308) e o Contorno de Piracicaba – Rodovia Ernesto Paterniani (SPI-162/308).

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